De acordo com dados divulgados pelo Sebrae, a cada dez empregos com carteira assinada, oito são gerados nos pequenos negócios.
Segundo o estudo, a participação de micro e pequenas empresas no total de empregos produzidos no país subiu de 77,7% para 78,4%
O relatório foi produzido pelo Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), onde são registradas as admissões e demissões no mercado de trabalho formal.
Os números mostram que, apesar da queda de 26,5% na geração de vagas nas micro e pequenas empresas entre 2021 e 2022, a participação delas no total de empregos criados no país subiu de 77,7% para 78,4%.
“Assim como em 2022, tenho certeza de que, neste ano, as micro e pequenas empresas, principalmente na figura do microempreendedor individual, continuarão impulsionando a nossa economia, com destaque para os setores de serviços e comércio”, diz o presidente do Sebrae, Carlos Melles, sobre o levantamento.
Em 2022, os setores onde os pequenos negócios mais contrataram foram serviços, com mais de 828 mil vagas criadas, comércio, com 332,6 mil novos postos e construção civil com 229,8 mil. Na indústria de transformação, as micro e pequenas empresas (MPE) abriram 158,3 mil vagas em 2022, enquanto na agropecuária foram criados mais 30,8 mil postos.
Portal Contábeis, com informações da CNN