Qual o objeto de estudo da contabilidade? É o Patrimônio. O patrimonialismo, ou Teoria Patrimonialista, é atualmente o método mais adotado para a classificação das Contas.
Mas para entender qual é o verdadeiro sentido do DÉBITO e do CRÉDITO, é necessário estudar outra teoria: a PERSONALISTA.
Ela considera que as contas contábeis são como PESSOAS que realizam com a entidade operações de ENTREGA e RETIRADA de recursos. Memorize bem isso!
A Teoria Personalista divide as contas em Agentes Consignatários, Agentes Correspondentes e Contas De Proprietário:
- Agentes Consignatários: Bens (Ativo)
- Agentes Correspondentes: Direitos (Ativo) e Obrigações (Passivo)
- Contas de Proprietários: Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas.
Vamos adotar três premissas:
- É uma operação triangular entre empresa, conta devedora e conta credora;
- Todo recurso que entrou, tem que sair;
- Todo recurso que a empresa recebeu de uma conta, obrigatoriamente, deve ser destinado a outra.
A entidade age como uma intermediadora entre as contas contábeis que entregam e entre aquelas que tomam recursos. As contas devem ser vistas como pessoas.
A pessoa (conta) que fez a entrega de recursos à entidade é credora dessa entidade. Por isso, no momento da escrituração, essa conta deve ser CREDITADA.
A pessoa (conta) que recebeu esse mesmo recurso da entidade é devedora dessa entidade. Por isso, no momento da escrituração, essa conta deve ser DEBITADA.
Exemplo
Não é nenhuma novidade pra você, iniciado na contabilidade, que a Compra de Mercadorias para revenda à prazo é contabilizada através do seguinte lançamento:
D – Estoque de Mercadorias
C – Fornecedores a Pagar
Mas eu pergunto: você conseguiu enxergar algum sentido nesse lançamento?
Se sua resposta foi não, tente aplicar a Teoria Personalista.
A conta “fornecedores” entregou recurso à empresa, ela é uma pessoa credora. Em determinado momento, ela terá direito a receber de volta esse recurso, por isso foi creditada.
Em contrapartida, a conta “estoque de mercadoria” recebeu da empresa esse mesmo recurso, ela é uma pessoa devedora perante a empresa. Em determinado momento, ela terá que devolver esse recurso, por isso foi debitada.
Agora que você entendeu o real significado do débito e crédito, tenho certeza de que nunca mais vai errar qualquer lançamento contábil. Basta lembrar que as contas são pessoas, as que fornecem recursos são credoras e as que recebem recursos são devedoras e a empresa faz a intermediação entre elas.
Fonte: Portal Contábeis
Foto: Kampus Production/Pexels